domingo, 29 de março de 2009

IDOSOS SÃO MAL TRATADOS POR FAMILIARES


O Estatuto do Idoso atribui à família, a sociedade e ao Poder Público, a obrigação de assegurar a eles, com prioridade, a efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, cidadania, liberdade, dignidade e respeito, além da convivência familiar e comunitária. É atribuída, também à família, a obrigação de assegurar a efetivação dos direitos fundamentais do idoso, mas isso não vem acontecendo como deveria. Nesta terça-feira, 29, a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso concluiu dois casos de maus tratos praticados por familiares, que necessitaram intervenção Policial.
Um dos idosos, vítima de maus tratos é dona Isaura Pereira de Oliveira, que está com 85 anos. Ela foi recolhida para a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e levada para a cidade de Goianorte /TO, onde vai morar com uma filha. Dona Isaura vivia com o filho, Pedro Pereira de Oliveira de quem sofria maus tratos, além do mesmo ficar com o dinheiro proveniente de sua pensão. O outro caso tem historia semelhante e acontecia com o Senhor Aureliano Alves da Silva, 99 anos, que morava com sua ex-nora Aniscléia Messias Pereira de Sousa, 26 anos. Aureliano também sofria maus tratos, vivia em um quartinho no fundos de uma casa, no Assentamento do Córrego do Prata e estava com a saúde em estado delicado, pois precisava de cuidados especiais. Portador do mau de alzheimer, o mesmo não tinha condições de fazer suas necessidades fisiológicas e nem mesmo os cuidados primários de saúde e higiene. Aureliano foi recolhido pela DEPI e encaminhado para Comunidade Adorai, todas as providências foram tomadas pela Delegacia do Idoso para que ele passe a usufruir de cuidados especiais.
Segundo a delegada da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, Marta Mercucci, “a velhice deve ser encarada como um fato social relevante, que merece atenção especial considerando que hoje a expectativa de vida é maior de todos os tempos”, declara a delegada esclarecendo que os maus tratos e o descaso contra os idosos é uma situação que acontece no Estado e no Mundo. “O que se constata é um despreparo, das famílias para encarar essa questão” afirma Mercucci.
As agressões ao idoso na família, vão desde a falta de acomodação digna até a violência física, psíquica e econômica. O que não deveria ocorrer, pois devem ser tratadas com respeito e dignidade. Uma questão moral de direito natural, que prescinde de leis especiais ao Idoso.
Se você conhece algum caso como este e queira denunciar ligue para Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário